Impertinências

Qualidade significa fazer certo quando ninguém está a olhar. (Henry Ford)

Peças de um puzzle chamado Vaca. Setembro 20, 2007

Filed under: O que Comprar? — pgomes @ 3:28 pm

Quantas vezes já fomos a um talho, olhamos para as diversas peças de carne de vaca expostas e ficámos na dúvida de qual a mais adequada ao prato que pretendemos confeccionar. Pois bem, é com o intuito de vos ajudar nesta tarefa, que apresento este texto, onde vos tento explicar de forma sucinta, quais as mais usuais peças de carne de vaca e, como são normalmente confeccionadas.

 

LOMBO:

É por natureza uma peça nobre da vaca. É sem grandes dúvidas a peça mais tenra permitindo a confecção de bifes ou rosbife de grande qualidade.

 

VAZIA:

A seguir ao Lombo, a vazia é talvez a peça mais apreciada, da carne de vaca. É bastante tenra e com pouca gordura. Permite a confecção de bifes e também de alguns guisados imensamente saborosos. Os bifes desta peça devem de ser cortados altos.

 

ALCATRA:
É considerada também, uma peça de primeira categoria. É usualmente utilizada para fazer bifes, embora a tenha já utilizado em alguns estufados, com muito bons resultados.

 

CHATEAU BRIAND:

É uma parte específica do lombo. Trata-se da sua parte central, dando origem aos melhores bifes. É a parte normalmente utilizada para a confecção do Tordenó ou medalhão. Como toda a bela tem um senão, que é nem mais nem menos que o seu preço. Mas nem que seja por uma vez na vida aconselho-vos a experimentar.

 

PÁ:

É uma carne saborosa e tenra, com um pouco mais de gordura que as descritas anteriormente sem, no entanto, que se possa considerar gordurosa. É usada em bifes, em grelhados e em assados.

 

CHÃ DE FORA:

Constitui o elo de ligação entre a Alcatra, a Rabadilha, o Ganso e o Chambão. É uma peça indicada para guisar e assar, sendo algumas vezes empregue também em bifes.

ACÉM REDONDO:

É uma peça bastante apreciada e, embora apresentando uma quantidade apreciável de gordura, permite a confecção de deliciosos bifes.

 

POJADOURO:

É umas das peças de vaca, que se considera ter menor qualidade, no entanto permite a confecção de bifes, embora estes devam ser sempre pouco passados, ou caso contrário, irá tornar-se uma carne rija. Pessoalmente, gosto de utilizar o Pojadouro em guisados.

 

CHAMBÃO:

Embora não sendo claramente uma das peças mais tenras da vaca, permite a confecção de deliciosos guisados. Apresenta geralmente partes com um aspecto gelatinoso, que na confecção dos referidos guisados lhe aviva o sabor.

 

CACHAÇO:

Uma carne idêntica ao Chambão, embora menos gordurosa. Deve ser utilizada em Guisados, estufados e cozidos.

 

ABA:

Da zona do peito da vaca, é normalmente utilizada para rechear, guisar e estufar.

 

LOMBINHO:

Uma carne extremamente tenra, é normalmente utilizada em assados, grelhados e fritos podendo ser também usada em escalopes.

 

Espero ter-vos conseguido ajudar.

Saudações Gastronómicas.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s