Impertinências

Qualidade significa fazer certo quando ninguém está a olhar. (Henry Ford)

Isto é uma espécie de Risotto. Setembro 18, 2007

Filed under: Arroz. — pgomes @ 4:31 pm

Ora para começar, que tal uma espécie de Risotto?

Certo dia ouvi uma receita de Risotto no rádio e resolvi altera-la. Criei então um prato que já preparei inúmeras vezes, sempre com óptimos resultados. Então cá vai:

(4 pessoas)

Ingredientes:

-1 Cebola média;

-3 Dentes de alho;

-300g de arroz carolino;

-1 Caldo de Galinha;

-500g de cocktail de marisco;

-Manteiga;

-Salsa;

-Orégãos;

-Pimenta cinco bagas;

-Piripiri;

-Azeite;

-Louro;

-Sal;

-1 Queijo mozzarella.

Preparação:

Previamente à preparação do arroz propriamente dito, num tacho, junta-se um fio de azeite, com um dente de alho picado, uma folha de louro, uma pitada de piripiri e sal. Aquecesse o azeite e junta-se a esta mistura o Cocktail de marisco (bem descongelado no caso de terem comprado uma daquelas misturas de supermercado congeladas). Deixa-se em lume bastante brando, com o tacho fechado com a tampa, de forma a os mariscos cozinharem lentamente.

Num outro recipiente, aquecesse cerca de 2l de água, até ferver, para dissolver o nosso caldo de galinha. Depois de preparado, este caldo deve ser mantido em lume brando, para nunca o deixar arrefecer durante a confecção do resto da receita.

Num tacho à parte, pica-se a cebola, 2 dentes de alho, 3 colheres de sopa de manteiga, salsa picada, pimenta cinco bagas moída, orégãos e uma pitada de sal. Inicia-se a refogar esta mistura, até a cebola ficar transparente, juntando-se de seguida o arroz (Atenção – O arroz não deve de ser lavado para a preparação deste prato, uma vez que é importante a goma do mesmo pois ajuda a dar corpo ao preparado). Mantendo o lume brando, mexe-se sempre até o arroz absorver a manteiga. Uma vez absorvida a manteiga, junta-se a este uma concha de sopa do caldo de galinha previamente preparado. Continuando a mexer, espera-se que a água seja absorvida, e volta-se a juntar mais uma concha de caldo e assim sucessivamente até o arroz estar cozido (Atenção – Nunca deixe de mexer o arroz, e mantenha o lume brando, por forma a não deixar secar demasiado, caso contrario, o arroz poderá agarrar ao fundo do tacho).

Quando o arroz estiver cozido, juntar o marisco previamente preparado junto com o molho que entretanto este apresenta. Mexe-se e deixa-se ferver, verificando o desaparecimento do referido molho. Apaga-se o lume e por cima do preparado espalha-se o queijo mozzarella cortado em cubinhos, tapando-se o tacho por cerca de 10 minutos antes de servir, de tal forma que o queijo se funda.

Depois é só servir e BOM APETITE.

Experimentem e depois deixem aqui os vossos comentários. Boas receitas.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s